quarta-feira, 11 de maio de 2011

Sakki

Um dia perguntaram para Masatomo Takagi Sensei sobre Funakoshi Sensei, e esta história foi contada:

Já em idade avançada, Sensei Funakoshi não treinava como antes. Porém, pediu a mim (Takagi) que o ajudasse nos treinamentos, tentando atacá-lo sempre que achasse que ele estivesse desatento. Evidentemente que achei aquilo meio bobo, já que eu nunca ousaria fazê-lo tendo em conta sua idade avançada. Meu respeito por ele não admitiria isso.

Porém, fui repreendido severamente diversas vezes por não fazê-lo até que um dia, percebendo-o no canto do Dojo, em aula, dando uma leve cochilada, aproximei-me dele bem devagar e quando estava bem perto, lancei um Uraken bem rápido em sua direção. O golpe foi facilmente desviado, apenas com um movimento lateral de cabeça.
No mesmo instante ele disse:

- Sem chance Takagi, acho que você deveria treinar mais Karate, está muito lento.

Evidentemente que quando contei a meus amigos o ocorrido, disse a eles que talvez Funakoshi Sensei estava brincando de gato e rato comigo, que na verdade ele estava fingindo estar dormindo só pra me pegar.

Até que certo dia, já na Takudai University, num Gashuku, tive que entrar no quarto do mestre para pegar meu Karate-Gi pois compartilhavamos o mesmo quarto. Ao adentrar o quarto, percebi que o Mestre estava num sono profundo. Momento ideal para um ataque surpresa e cheguei a aproximar-me dele com o pensamento bem fresco em minha mente.
Na hora H, pensei o seguinte. Ele não terá chance se eu atacá-lo agora, portanto não farei nada e amanhã cedo lhe direi que o fiz, e que ele nem percebeu. Neste mesmo instante, como se lesse meu pensamento, ainda de olhos fechados ele me disse:

- Takagi, vai atacar logo ou vai ficar aí pensando nisso a noite toda?

Juro, isso aconteceu de verdade! A partir daquele instante nunca mais ousei desconfiar do Sensei.
Essa habilidade se chama em japonês
Sakki
(literalmente sentir a morte), e é o que buscamos nas Artes Marciais e especialmente no Karate-do.
É aquele sentimento de previsão de perigo, que algo errado está prestes a acontecer. Se conseguirmos sentir isso numa luta, antecipando o ataque do adversário, jamais perderemos uma batalha.
Hoje em dia vemos dezenas de milhares de pessoas, desenvolvendo suas habilidades físicas nas Artes marciais, esquecendo-se do espírito.
Por isso mesmo, quanto mais velho fico, mais distante de me sentir somente um lutador me sinto. Karate é escola de vida.
Melhor adquirir Sakki…

Nenhum comentário:

Postar um comentário