sexta-feira, 27 de maio de 2011

BOOOOMM!!

Quando construído, o LHC foi tratado como a “arma do fim do mundo”, porque muitas pessoas achavam que o artefato gigantesco criaria um buraco negro que sugaria todo o planeta. Anos depois, nada de tão incrível chegou a acontecer… até agora!

Cientistas operanto o Large Hadron Collider, acabam de anunciar a criação de uma nova “instância” de plasma quark-gluon, conhecida por ser a forma de matéria mais densa (que a humanidade já testemunhou). O material é 100 mil vezes mais quente que o Sol, e mais denso do que qualquer objeto conhecido — excetuando um buraco negro.

Para comparar: uma estrela de nêutrons é dita por ser “tão densa quanto toda a população humana comprimida em um cubo de açúcar”. Plasma quark-gluon é ainda mais denso do que isso. O líder da equipe do LHC, David Evans, disse:

“Se você tivesse um centímetro cúbico dessa coisa, pesaria 40 bilhões de toneladas.”

Acredita-se que o universo existia como um plasma quark-gluon, até que se esfriou e se tornou no que somos hoje. O LHC teria criado com íons de chumbo se chocando próximo da velocidade da luz. O grupo pretende criar ainda mais do material no futuro.

2 comentários:

  1. no final eles perdem o controle da maquina e acaba gerando um novo big bang assim chamado o efeito Restart da coisa -n.

    ResponderExcluir