terça-feira, 30 de novembro de 2010

Jogando de Bruxo


jogando de bruxo

Esta coluna busca fornecer aos jogadores dicas sobre a criação de personagens eficientes e interessantes de vários tipos. Então, seja você um iniciante criando seu primeiro personagem ou um jogador experiente procurando algum recurso adicional, essa coluna é para você!
Prós e Contras do Bruxo
A herança sombria do bruxo fornece uma seleção variada de poderes úteis. A maioria dos bruxos carrega pelo menos uma leve mácula do mal, mas alguns conseguem superar sua origem e se tornar grandes heróis. Sinistro ou valente, um bruxo oferece muitos desafios e recompensas para qualquer jogador.
Vantagens do Bruxo
O bruxo possui acesso a várias habilidades poderosas que ele pode usar repetidamente. Apesar dele não poder produzir muitos efeitos mágicos, a escolha dos poderes corretos cria um conjurador poderoso que pode se manter firme em qualquer grupo de aventureiros. Apesar de ser um especialista no combate arcano, o bruxo também pode receber bônus em vários testes de perícia e criar outros efeitos mágicos. Temos, na seqüência, várias vantagens para o jogador escolher quando for criar um bruxo.
  • Caminho da Vitória: O bruxo precisa ter um alto valor de Carisma, uma vez que esta habilidade governa sua conjuração. Mas um alto Carisma também fornece uma vantagem nas negociações.
  • Boa Resistência de Vontade: Um bruxo usa a melhor progressão de resistência de Vontade do jogo (veja a Tabela 3-1 no Livro do Jogador). Sua força mental natural o ajuda a resistir à maioria dos efeitos que enganam a mente ou atacam seu espírito, incluindo feitiços, compulsões, ilusões, efeitos de medo e até mesmo magias de infligir ferimentos.
  • Rajada Mística: A partir do 1º nível, o bruxo recebe a habilidade similar à magia de liberar um raio mágico que pode causar dano em criaturas ou objetos. Essa rajada mística afeta apenas um alvo de cada vez e possui um alcance bem curto, mas o bruxo pode usá-la como uma ação padrão o quanto quiser.
  • Invocações: A partir do 1º nível, e uma vez a cada nível par posterior, o bruxo pode escolher uma invocação. Uma invocação do bruxo é como uma habilidade similar à magia que funciona a vontade. Algumas invocações simplesmente alteram a rajada mística do bruxo, mas outras fornecem novas habilidades que aumentam as capacidades do personagem além de simplesmente causar dano.
  • Muitas Características de Classe: A herança sobrenatural do bruxo fornece muitas habilidades úteis, incluindo redução de dano, resistência à energia e a habilidade de usar e criar itens mágicos de todos os tipos.
  • Boa Escolha de Armas: O bruxo sabe usar apenas as armas simples. Apesar dessas armas não serem as mais mortíferas disponíveis, o fato do bruxo ter acesso a uma categoria inteira dá mais opções do que a maioria dos conjuradores teria. Tal versatilidade pode ser um salva-vidas se as magias não puderem ajudá-lo.
  • Boa Escolha de Armaduras: O bruxo sabe usar armaduras leves, mas sem escudos. A armadura leve não fornece muita proteção, mas e melhor do que a maioria dos conjuradores tem à disposição.
  • Bom Bônus de Ataque: O bônus de ataque do bruxo - +3 para cada quatro níveis - só perde para o das classes marciais, como o guerreiro. Então, se o bruxo decidir entrar no combate, ele pode se sair muito bem. Ele também possui uma chance excelente de atingir a maioria dos inimigos com sua rajada mística, que são ataques de toque à distância.
Fraquezas do Bruxo
Bruxos pagam um alto preço por sua magia poderosa. Aqui temos algumas desvantagens que o jogador deve ter em mente se estiver considerando jogar com um bruxo.
  • Pontos de Vida Baixos: O Dado de Vida de seis lados do bruxo fornece um pouco mais de pontos de vida do que a maioria dos conjuradores possui. Mesmo assim, ele ainda é bem vulnerável ao dano.
  • Poucos Pontos de Perícia: Com simplesmente dois pontos de perícia por nível, a maioria dos bruxos não acumula muitas graduações, nem mesmo com o quádruplo dos pontos de perícia no 1º nível.
  • Resistência Fraca de Reflexos e Fortitude: Bruxos possuem a pior progressão para testes de resistência de Fortitude e Reflexos do jogo (veja a Tabela 3-1 do Livro do Jogador). Assim, eles não conseguem evitar tantos ataques contra seus corpos.
  • Escolhas Mágicas Limitadas: O bruxo começa o jogo com a habilidade rajada mística e uma única invocação. Durante toda sua carreira, ele escolherá apenas mais 11 invocações. Ele possui a habilidade limitada de mudar as invocações que conhece, mas na maior parte do tempo, ele tem que ficar com o que escolheu, portanto escolha cuidadosamente.
Jogando com um Bruxo de Classe
Grandes bruxos geralmente usam as seguintes técnicas. Então, se você estiver jogando com um personagem dessa classe, tente incorporá-las em sua estratégia.
Use a Rajada Freqüentemente
A rajada mística é a habilidade mais poderosa do bruxo e ele pode usá-la quantas vezes quiser. Apesar dela exigir uma ação padrão e só ser usada uma vez por rodada, o bruxo deveria pelo menos considerar o uso da rajada, não importa qual tipo de situação ele enfrente.
Pense Antes de Atirar
Por outro lado, é fácil exagerar com as rajadas místicas. Apesar do bruxo dever utilizá-la com a maior freqüência possível, ela pode não ser a melhor resposta em todas as situações. A rajada mística é uma arma poderosa, mas provavelmente não derrubará o inimigo com um único disparo. Então, ate mesmo quando uma rajada parecer a opção correta, assegure-se de que o bruxo e seus aliados podem ficar na briga o suficiente para acabar com o inimigo antes de agir por impulso.
Diversifique
A rajada mística fornece uma habilidade de combate decente, mas também cobra um preço para melhorar sua mobilidade, defesa e percepção, então tenha tais atributos em mente ao escolher as invocações. Além disso, a habilidade burlar item pode expandir suas opções consideravelmente, uma vez que ela permite que o bruxo use todos os tipos de itens mágicos.
Lembre-se de Seus Amigos
A rajada mística transforma o bruxo em uma força a ser levada em consideração, mas não seja arrogante ou controlador. Ao invés disso, aprenda a trabalhar com seus aliados.
Linha de Frente do Grupo: Os indivíduos do grupo com armaduras pesadas (particularmente guerreiros e paladinos) formam uma linha de combate que evita que os inimigos se aproximem. Então, esteja preparado para apoiá-los no caso deles terem problemas. E apesar da rajada mística ser provavelmente tão potente quanto qualquer ataque corporal disponível para os personagens, o bruxo deve usá-lo com cuidado ao mirá-la, então aprenda a procurar um lugar aberto para atirar quando for usá-la durante o combate corporal. Pense em adquirir o talento Tiro Preciso para ajudá-lo a usar a rajada mística contra inimigos em combate corporal com os aliados do bruxo.
Outros Conjuradores: O bruxo provavelmente não é o único usuário de magia no grupo, mas ele pode ter a menor escolha de efeitos disponíveis. Tente informar aos companheiros conjuradores o que o bruxo pode fazer para que eles possam escolher magias que cubram as falhas em suas capacidades. E, mesmo que os poderes do bruxo sejam primariamente ofensivos, o bruxo não pode privar os outros conjuradores da diversão de explodir os oponentes com magia. Uma tática eficaz é permitir que um conjurador aliado use magias de área enquanto o bruxo ataca os líderes inimigos ou destrói os mais fracos com suas rajadas místicas. Então, fale com os outros conjuradores e crie algumas formas de coordenar seus ataques com as magias.
Equipamentos Chave
Se seu personagem é um bruxo, suas capacidades mágicas são mais importantes do que o equipamento. Mesmo assim, um pouco do equipamento correto pode deixar a carreira do bruxo mais longa e mais feliz.
  • Armadura: Compre a melhor armadura leve que puder bancar. No começo da carreira, as finanças do bruxo podem limitá-lo a um corselete de couro, mas mude para um camisão de cota de malha ou uma armadura de mitral o quanto antes possível. O bruxo pode escolher um talento para saber usar armadura média ou pesada, mas isso irá deixá-lo mais lento e impor uma chance de falha arcana nas rajadas místicas e poderes de invocação.
Não importa o tipo de armadura escolhida, o bruxo nunca se arrependerá de gastar dinheiro para incrementar a Classe de Armadura ainda mais. Então, adicione os itens defensivos, como anéis da proteção e amuletos da armadura natural quando puder comprá-los. Lembre-se que vários itens menores cujos benefícios sejam cumulativos fornecerão uma proteção melhor, e mais barata, do que um item grande.
  • Arma Corporal: Apesar de sua magia ser melhor do que a habilidade de luta, o bruxo não é desajeitado na batalha e ele nunca sabe quando terá de recorrer ao combate corporal. Uma lança causa um bom dano e também pode ser útil para procurar por perigos ocultos em superfícies. Uma lança longa possui alcance e pode ajudá-lo a manter os inimigos um pouco mais longe.
  • Arma à Distância: No início da carreira, uma besta pode ser tão eficiente quanto uma rajada mística. E, mesmo depois que o bruxo adquirir alguns níveis, a besta ainda é útil contra oponentes que ele não pode afetar com a rajada mística. Uma besta pesada causa mais dano do que uma leve, mas demora mais tempo para recarregar, então faça a escolha baseado na quantidade de ajuda que o bruxo pode esperar de seus amigos.
  • Magias Diversificadas: O bruxo nunca ficará sem rajadas místicas e invocações, mas a extensão desses poderes é muito limitada. Ele provavelmente irá querer tirar vantagem da habilidade burlar item para adicionar um pouco de variedade para seu repertorio de truques. Pergaminhos são baratos úteis para carregar uma ampla variedade de magias, mas para efeitos usados com maior freqüência, pense em adquirir uma varinha. Ao escolher pergaminhos ou outros itens mágicos, se concentre em efeitos que o bruxo não possa duplicar com suas habilidades de classe, incluindo magias utilitárias como arrombar e velocidade, defensivas como escudo arcano e deslocamento, e amplificadores de mobilidade como recuo acelerado e forma gasosa. E uma vez que a habilidade burlar item permite que o bruxo use itens de todos os tipos, ele não está limitado a pergaminhos e varinhas que usem magias arcanas. Ele também pode usar magias divinas úteis como escudo da fé, abençoar arma, auxílio divino e roupa encantada. E, quando ele receber a habilidade infundir item no 12º nível, ele pode fazer itens de todos os tipos - se puder separar o tempo e os pontos de experiência.




tirei la do rederpg.....axei legal,usei essas dicas quando fiz meu 1º bruxo no 3.5....aproveitem ae...

3 comentários:

  1. Passando aqui pra divulgar um post que fizemos sobre RPG

    http://dois-e-meio.blogspot.com/2010/12/blog-nerd-rpgista-e-talz.html

    interessante post aliás, tentei fazer um bruxo uma vez, pena que a campanha foi cancelada, mas ele é mt legal, um dia ainda faço!
    abraço!

    ResponderExcluir
  2. diz ae cara........

    podexá..
    a galera aki(apesar de pouca),vai visitar teu blog...eu ja tou la...

    ResponderExcluir
  3. o thauan arruma a imagem que ela tah com erro e naum tah abrindo

    ResponderExcluir